SANTA SARA KALI - A SANTA PADROEIRA DOS CIGANOS
- Flavio Santana de paula
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Santa Sara Kali, também conhecida como Sara, a Negra, é considerada a padroeira do povo cigano e a comemoramos no dia 24 de maio. Mas você sabe quem foi Santa Sara e porque o povo cigano é tão ligado a ela?
Logo após a crucificação de Jesus Cristo, muitos de seus seguidores passaram a ser perseguidos pelo Império Romano, precisando, então, fugir de Jerusalém. Sara, que era uma escrava egÃpcia, ajudou as três Marias na fuga delas, já que estas eram Ãntimas de Jesus Cristo. Sendo as três Marias capturadas, junto com Sara, estas foram colocadas em um barco sem remos, sem o mÃnimo de provisões e à deriva no mar, como forma de condenação a morte. Conta a história que Santa Sara orou com muito ferver e invocou forças espirituais para que as 4 mulheres fossem salvas. Eis que, milagrosamente, o barco chegou à França com as 4 mulheres sãs e salvas. Como era negra, aportada em lugar predominantemente branco, Sara foi excluÃda, ficando fadada à marginalidade da sociedade. Kali, seu "sobrenome", em sânscrito, quer dizer "negra".
A relação com o povo cigano veio após a morta de Santa Sara, pois após várias migrações de romarias ciganas, estes encontraram a história dela e houve uma identificação instantânea entre o clã cigano e a santa negra: Sara era negra, estrangeira, excluÃda pelas elites religiosas e sociais e, ainda assim, uma mulher de fé poderosa, que protege, acolhe e luta contra o invisÃvel. Os ciganos a acolheram em fé e alma.
Hoje em dia, Santa Sara é cultuada na cidade onde teria aportado, Saintes Maries de La Mer, onde são feitos cortejos romarias e festas em sua homenagem, principalmente pelo povo cigano.
Salve, Santa Sara Kali, a santa negra que acolhe os excluÃdos e protege os livres!
Texto: Roberta Franciscati