top of page

PÉS NO CHÃO - FUNDAMENTO

  • Foto do escritor: Flavio Santana de paula
    Flavio Santana de paula
  • 24 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Dentro de cada casa de culto de matriz africana, seja Umbanda, Quimbanda, Candomblé, entre outros, é visto e lembrado desse antigo e precioso fundamento de estarmos de pés no chão, de contato a natureza, de respeito ao sagrado, de troca de energia e de humildade. Se você frequenta um terreiro, sabe que é costume tirar os sapatos para entrar no meio do trabalho, fazer consultas, enfim, salvo exceções é regra ficar com os pés descalços, para participar dos rituais da maior parte dos terreiros, embora algumas estão perdendo esse preciso valor.


Mas por qual motivo?


São três motivos principais:

O primeiro é que o solo representa a morada dos nossos antepassados e o contato com a natureza e estarmos descalços, tocando com os pés no chão, estamos entrando em contato com estes ancestrais e, consequentemente, com todo o conhecimento e a sabedoria que esse passado guarda.


O segundo motivo pelo qual devemos tirar os calçados é o respeito ao solo sagrado e a todo trabalho espiritual e energético realizado no terreiro. Imaginem as inúmeras impurezas e sujeira dos sapatos misturados com diversos atos ritualísticos da casa.


Vir da rua com os sapatos sujos, de lugares carregados e entrar com eles onde nossos trabalhos espirituais são realizados, onde nos preparamos fazemos preceitos e banhos para nos sintonizar melhor com nossos espíritos, seria como alguém entrar em nossa casa carregando uma montanha de lixo que vai caindo e se espalhando por todos os cantos.

Diante desta situação você diria o quê? No mínimo que essa tal pessoa não tem respeito por você ou pela sua casa.


O terceiro motivo é o fato de que naturalmente nós atuamos como “para-raios” e ao recebermos qualquer energia mais forte, se estivermos descalços sem nenhum material isolante entre nosso corpo e o chão, ela automaticamente se dissipa no solo. É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule ou leve determinadas energias consigo.


Texto: Roberta Franciscati

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O EGO DO MÉDIUM

Que atire a primeira pedra o médium que nunca foi além da sua entidade. Superestimamos a incorporação dos nossos ancestrais transformando...

 
 
 
MACUMBA EXPRESS

Comprei um curso EAD sobre espiritualidade, então já posso me considerar um sacerdote/sacerdotisa. Pai de santo abriu o jogo para mim e...

 
 
 
QUANDO OS GUIAS FICAM EM SILÊNCIO

Na caminhada espiritual, chega uma hora em que o silêncio dos guias assusta. Eles param de falar, de se manifestar… e a gente se...

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Post: Blog2_Post

16992963750

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Facebook
  • Instagram
  • Instagram

©2024 por Comunidade C.E.U. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page