DEFUMAÇÃO NA UMBANDA: LIMPEZA E HARMONIZAÇÃO
- Flavio Santana de paula
- 28 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A defumação não é exclusiva da Umbanda, nós temos nas igrejas católicas o mesmo rito e com funções semelhantes.
O que queremos ao defumar um ambiente é harmonizar as energias do local e das pessoas.
Cristo quando nasceu ganhou presentes dos três Reis Magos, entre eles estavam a mirra e um incenso, isto porque a defumação é muito mais antiga e utilizada do que sabemos ou do que imaginamos.
Os índios usam muito a defumação, para afastar maus espíritos e trazer boas energias.
Na Umbanda a defumação tem a mesma função, ou seja, de harmonizar o ambiente, os trabalhadores e a assistência, para que os trabalhos aconteçam de forma harmônica.
Deve-se começar a defumação pelo Congá, passando pelos médiuns da corrente, assistência e depois o lado de fora do terreiro até chegar no portão.
É feito desta forma de dentro para fora, para levar todas as energias negativas que houver, para fora do ambiente e não permitir que outras entrem.
Teremos alguns tipos de defumação na Umbanda, a de limpeza, descarrego e fixação, entre outros. Mas vou falar destes três porque são os mais usados e conhecidos.
Devemos usar ervas secas colocadas em cima de carvão em brasa dentro de um turíbulo.
No geral o Pai da Casa escolhe as ervas que devem ser usadas, mas se a limpeza for pesada o ideal é usar ervas quentes, que tem a função de “queimar” “derreter” “ eliminar” “anular” as larvas, miasmas ou crostas que ficaram impregnadas no ambiente depois do ultimo trabalho.





Comentários