CONTA QUEM SOMOS - CIGANOS
- Flavio Santana de paula
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Coloridos, alegres, vibrantes, barulhentos, sorridentes, dançantes... Inegável e inconfundÃvel a energia que o povo cigano traz!
Muitas pessoas acham que os ciganos são só festa, danças, rodopios, roupas de cetim, coloridos, sorrisos e afins. Algumas casas tem verdadeira paixão por eles enquanto outras... Bem, não faz bem o tipo delas.
A verdade é que quem cultua o povo cigano - de verdade - tem TUDO. E quando eu digo TUDO, é tudo mesmo! Quando se há um culto verdadeiro e respeitoso, quando se entende a essência cigana, a prosperidade flui de uma forma na vida que é inexplicável e digo por experiência.
O que poucos sabem é que os ciganos não são bem aquilo que eu disse no começo do texto. O povo cigano é uma das linhas mais difÃceis de se prestar culto, deixando pra trás, inclusive os Exus.
Os ciganos eram povos muito excluÃdos da sociedade, mal vistos e sempre deixados à margem de absolutamente tudo. O cigano é desconfiado. Voce precisa ganhar a confiança do cigano que te acompanha. Eles também são extremamente interesseiros: um cigano NUNCA vai fazer algo por voce sem nada em troca. E nem ouse vir com coisas baratas: ciganos gostam do bom e do melhor! Porém, pode confiar que eles te darão o bom e o melhor.
Além de desconfiados e interesseiros, não podemos esquecer que ciganos, por sua natureza, são caóticos, conflitantes e gostam muito de passar a perna nas pessoas. Essas caracterÃsticas vem do instinto de sobrevivência que os ciganos precisaram aprender a ter para conseguirem ter algo na vida.
Quando se aprende a cultuar ciganos de forma correta, com respeito, conhecimento, amor e carinho, pode ter certeza: absolutamente nada te faltará. Amor, alegria, comida, dinheiro, tudo que possa ser multiplicado, eles farão! Quando voce precisar deles, pode ter certeza que terá um clã todo a seu favor. Eles nunca agem sozinhos.
Optchá, povo cigano! Orioriô!
Texto: Roberta Franciscati